26/02/2002 Nova editora abre espaço para o haicai
Os haijins Ricardo Silvestrin e Alexandre Brito, de Porto Alegre,
encontram-se nesta semana em São Paulo. O motivo da estada é fazer
contatos com poetas, editores e
entidades culturais paulistas, buscando viabilizar a fundação da
mais nova editora do país, a AMEOP - ame o poema editora (no
logotipo, o P de AMEOP está invertido, permitindo a leitura
palidrômica que resulta na frase ame o poema).
| Ricardo Silvestrin (esquerda) e Alexandre Brito, ladeando a poeta e haicaísta Alice Ruiz
|
Segundo Silvestrin e Brito, a AMEOP, sediada em Porto Alegre,
será uma editora especializada em poesia, buscando trazer ao
mercado o que existe de mais representativo na produção
contemporânea nacional. Já está acertado o primeiro lançamento da
editora: a coleção "Voz", com 10 títulos.
Quanto ao haicai, a AMEOP também tem grandes planos. Através do
lançamento de uma coleção, também de 10 títulos, com autores ainda a
definir, o que se pretende é rastrear e dar visibilidade a uma
produção que vem evoluindo gradualmente a partir de discussões
iniciadas nos primeiros Encontros Brasileiros de Haicai, na década
de 80, e encontra-se hoje bem amadurecida, com muitos autores
escrevendo haicais de boa qualidade em todos os cantos do país.
Em tempos de internet, o grande fórum do haicai brasileiro não está
em jornais ou revistas literárias, mas num grupo eletrônico de
discussões: a lista haikai-l. Ricardo Silvestrin sente-se
gratificado por sua participação na lista, que ao permitir o
confronto de diferentes tendências e linhas poéticas gerou reflexos,
para melhor, em sua própria produção de haicais. Ademais, através da
haikai-l, tem-se uma radiografia da produção de haicaístas de norte
a sul do Brasil, independentes dos filtros a que deveriam se
submeter para exposição na mídia cultural convencional, em larga
escala dominada pelo que acontece no eixo Rio-SP.
Uma das propostas mais interessantes da AMEOP está em fazer com
que suas edições sejam trilíngües, isto é, que tenham seus haicais
publicados em português, inglês e japonês, como uma maneira de
inseri-los no circuito internacional do haicai e mostrar ao mundo o
que se faz no Brasil. O haicai hoje ultrapassou as fronteiras de seu
país de origem para se tornar um meio corrente de expressão usado
por poetas de todo o mundo, independentemente da nacionalidade sob a
qual se abrigam. E à medida que o haicai se internacionaliza,
cresce também o sentimento de uma comunidade mundial, unindo sob
uma bandeira poetas de diferentes línguas em constante intercâmbio
em torno da tradição do haicai.
Para Silvestrin, mesmo que, como poetas brasileiros de diferentes
extratos, possamos escrever versos consideravelmente distantes dos
cânones japoneses, ainda assim nos sentimos como participantes da
tradição do haicai, pela afinidade com os valores estéticos
propugnados por ela. É esse sentimento que alimenta a vontade de
abrigar nossos versos sob a denominação de "haicai". Nesse sentido,
Silvestrin prefere falar em "princípios" ao invés de "regras" para
quem deseja escrever um haicai brasileiro. São de sua autoria os instigantes desmandamentos do haicai.
Quando se fala em internacionalização do haicai, inevitavelmente
vem à baila o termo "globalização", desgastado pelas conotações
negativas que lhe vem sendo atribuídas no campo econômico. As
nacionalidades terão seu lugar na internacionalização do haicai,
dentro da qual Silvestrin pretende inserir o haicai brasileiro? Para
responder a essa questão, ele ecoa as palavras do prefeito de Porto
Alegre, Tarso Genro, durante o último Fórum Mundial Social: que não
é preciso temer a globalização, desde que se lute por uma inserção
não subserviente do país no concerto mundial, atuando como sujeito
da história e não a mero reboque das nações mais poderosas. Que se
lute pela globalização dos sentimentos, das emoções e da beleza,
significando que o mundo todo possa compartilhá-los.
Para fechar este relato, pedimos que Ricardo Silvestrin e Alexandre
Brito nos deixassem alguns haicais:
triste fim da enguia
não vai pra mesa
nem volta pro mar
Ricardo Silvestrin
janela do trabalho
a tarde inteira na rua
o flamboyant
Ricardo Silvestrin
pequena abelha
deixa em mim
a sua dor
Alexandre Brito
livro antigo
o bicho traca
o sonho do sabio
Alexandre Brito
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27/02/2008 III Concurso Nacional de Haicais Caminho das Águas
17/02/2008 Concurso Nacional de Haicai Nempuku Sato
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05/08/2007 Resultados do Festival das Estrelas 2007
05/08/2007 25o Concurso Literário Yoshio Takemoto
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12/07/2006 Resultado do I Concurso Nacional de Haicai Caminho das Águas
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