23o Encontro Brasileiro de Haicai
23o Encontro Brasileiro de Haicai
Início |
Os Haicais |
As Fotos
|
5 DE NOVEMBRO DE 2011
Colégio Santo Agostinho
Praça Santo Agostinho, 79
São Paulo, Brasil
encontro@kakinet.com
|
O auditório Santa Mônica, do Colégio Santo Agostnho, voltou a sediar o Encontro Brasileiro de Haicai, a maior festa do haicai de língua portuguesa, promovido desde 1986.
Neste ano, o Encontro foi dedicado à memória de Alberto Murata, seu inesquecível mestre-de-cerimônias, que faleceu em junho de 2011.
O Encontro se iniciou com o Grande Desafio, o tradicional concurso-relâmpago promovido desde 1986, que pediu a composição, em apenas 20 minutos, de um haicai em que constasse um dos temas: bolha de sabão ou ninho de pássaro. Ao esgotar-se o tempo, os haicais foram recolhidos para julgamento.
A tradicional banca de livros do Encontro Brasileiro de Haicai, no saguão do auditório, ofereceu aos visitantes a possibilidade de adquirir livros de haicai de diversos autores.
Durante o tempo de julgamento, Edson Kenji Iura, haicaísta do Grêmio Haicai Ipê, proferiu a palestra "Haicai: poesia das estações", explicando como a referência às estações é o instrumento usado para ampliar o alcance poético do haicai. Na sequência, Gulherme Felicísimo proferiu a palestra "O haikai no nordeste e suas peculiaridades", sobre como as peculiaridades nordestinas moldaram o haicai dos autores da região.
A seguir, foi a vez da entrega dos prêmios aos vencedores do 10o Concurso Brasileiro de Haicai Infanto-juvenil, iniciativa do Grêmio Haicai Ipê voltada à difusão do haicai entre os estudantes do Ensino Fundamental. A última parte do Encontro foi o anúncio e a premiação dos vencedores do Grande Desafio.
O Encontro Brasileiro de Haicai foi promovido pelo Grêmio Haicai Ipê, associação de brasileiros praticantes de haicai fundada em 1987.
A apresentação do Encontro deste ano foi exercida pela primeira vez por Peri Pane, jornalista, músico e apresentador do programa de TV Ecoprático, da TV Cultura.
|