| |
21o Encontro Brasileiro de Haicai
21o Encontro Brasileiro de Haicai
Início |
Os Haicais |
As Fotos
Durante um dia inteiro, o Colégio Santo Agostinho sediou o XXI Encontro Brasileiro de Haicai, a maior festa do haicai de língua portuguesa, promovido desde 1986.
A manhã foi reservada a duas palestras: A primeira foi a da professora Lourdes Fátima Basilio, mestre em língua portuguesa e professora da rede pública de ensino de São Paulo, denominada "Haicai como instrumento pedagógico", relatando sua experiência na sensibilização de alunos à poesia haicai. A segunda palestra foi a da premiada haicaísta Regina Alonso, "Haicai, a voz da natureza", traçando interessantes paralelos entre o haicai e a dança de origem japonesa Butoh, além de propor à platéia um exercício de composição.
Do lado de fora do Auditório Santa Mônica, a tradicional banca de livros oferecia aos visitantes a possibilidade de folhear e adquirir livros de haicai de diversos autores.
Após o intervalo para almoço, foi a vez do Grande Desafio, o tradicional concurso-relâmpago promovido desde 1986, que pediu a composição, em apenas 20 minutos, de um haicai em que constasse um dos temas: pernilongo ou pipa. Ao esgotar-se o tempo, os haicais foram recolhidos para julgamento por uma mesa de quatro jurados.
Durante o tempo de julgamento, a professora Dorotéa Iantas Miskalo, da rede pública de ensino do Paraná, ministrou a palestra "O haicai no Paraná", descrevendo o cenário do ensino do haicai em sua região e incluindo com destaque a exibição do DVD "Helena de Curitiba", sobre a pioneira do haicai paranaense Helena Kolody (1912-2004). Por último, teve lugar a tradicional apresentação do Grupo Teclas e Flautas em Harmonia, de São Vicente, regido pela professora Mitsuca Miyashita.
A seguir, foi a vez da entrega dos prêmios aos vencedores do 8o Concurso Brasileiro de Haicai Infanto-juvenil, iniciativa do Grêmio Haicai Ipê voltada à difusão do haicai entre os estudantes do Ensino Fundamental, que neste ano julgou 2529 trabalhos de sete estados, enviados durante o primeiro semestre. A entrega de um prêmio à deficiente visual Talita Szabo, de 14 anos, emocionou a todos.
O Encontro Brasileiro de Haicai foi promovido pelo Grêmio Haicai Ipê, associação de brasileiros praticantes de haicai fundada em 1987.
|