19o Encontro Brasileiro de Haicai
19o Encontro Brasileiro de Haicai
Início |
Os Haicais |
As Fotos
encontro@kakinet.com
Mais uma vez, o Auditório Santa Mônica do Colégio Santo Agostinho em São Paulo foi palco para a realização do Encontro Brasileiro de Haicai, uma grande confraternização de admiradores e praticantes do haicai, pequeno poema originário do Japão, caracterizado por fotografar em palavras um instante da realidade.
O evento consistiu de palestras e venda de livros relacionados a haicai. Além disso, foi promovido o Grande Desafio, concurso em que os presentes deveriam compor um haicai com base num tema divulgado na hora. Foi também efetuada a entrega dos prêmios do 6o Concurso Brasileiro de Haicai Infanto-juvenil, iniciativa do Grêmio Haicai Ipê voltada à difusão do haicai entre os estudantes do Ensino Fundamental.
A primeira palestra foi proferida no período da manhã por Edson Kenji Iura, membro do Grêmio Haicai Ipê. Seu título foi "Mundanismo e transcendência no haicai de Bashô". Através da apresentação de alguns haicais do japonês Matsuo Bashô (1644-1694), considerado o maior mestre do gênero, foi mostrado como essa poesia se insere num complexo contexto literário, filosófico e religioso, ainda que se mantenha firmemente ancorado ao cotidiano mais trivial.
A segunda palestra, intitulada "Mangá, Super-heróis e a Cultura Pop Japonesa", foi proferida no período da tarde por Alexandre Nagado, quadrinista, ilustrador e pesquisador, autor do livro "Almanaque da Cultura Pop Japonesa". Foi oferecida uma perspectiva histórica sobre a chamada cultura pop japonesa, tendo sido apresentadas várias curiosidades sobre o tema.
Uma equipe de ex-alunos de Alexandre Nagado, pertencentes à ONG Constelação, permaneceu durante todo o evento realizando caricaturas dos presentes, divertindo a todos.
O Encontro Brasileiro de Haicai foi promovido pelo Grêmio Haicai Ipê.
|