| |
15o Encontro Brasileiro de Haicai
15o Encontro Brasileiro de Haicai
Início |
O Cartaz |
Os Haicais |
As Fotos
Um dia de haicai na Unicamp
Sábado, 27 de setembro de 2003. A previsão de chuvas não se concretizou, apesar do céu nublado. Ao contrário, o tempo permaneceu firme, com temperatura agradável e claridade intensa, apesar do sol aparecer timidamente apenas ao final do dia. Foi neste ambiente que se deu o 15o Encontro Brasileiro de Haicai, no Instituto de Estudos da Linguagem, situado no campus da Universidade de Campinas.
Desde antes das 8 horas, membros da comissão organizadora se movimentavam a fim de recepcionar as primeiras caravanas do interior. Na área de convivência da escola, ao ar livre, era servido o café da manhã como cortesia aos visitantes de longe. Às 10 horas, já estavam instaladas, no corredor de ligação ao auditório, a um lado a banca de livros de haicai, organizada pela Editora da Unicamp, e de outro a exposição sobre a poeta japonesa Chiyo-ni, tema do Encontro deste ano, e composta de 40 pôsters contendo dados sobre sua vida e haicais traduzidos. Auxiliando na organização e resolvendo os problemas de última hora, estava Deise Helena Miguel, supervisora de divulgação e eventos da Editora da Unicamp.
No auditório do instituto, contando com Alberto Murata como mestre-de-cerimônias, o Encontro foi oficialmente aberto pelo professor Paulo Franchetti, livre-docente da Unicamp e diretor-executivo da Editora da Unicamp, co-organizadora do evento. Logo a palavra foi passada a Edson Kenji Iura e Teruko Oda, do Grêmio Haicai Ipê, que detalharam as atividades a serem desenvolvidas durante o dia. Encerrando a cerimônia, o coral de crianças e adultos da professora Mitsuca Miyashita, de São Vicente, SP, interpretou uma seleção de números musicais, começando pelo Hino Nacional Brasileiro.
A seguir, os participantes dividiram-se em dois grupos: o primeiro, de professores participantes do 2o Concurso Brasileiro de Haicai Infanto-juvenil, realizado entre crianças estudantes de escolas de ensino fundamental de vários estados, permaneceu no auditório para uma oficina com Teruko Oda, coordenadora do concurso, onde foram corrigidos haicais e discutidos critérios de julgamento, como orientação para os próximos anos. O segundo grupo seguiu para um passeio poético a pé ao redor do instututo, onde os participantes puderam compor haicais ao ar livre e tirar dúvidas com os monitores, aproveitando a paisagem das extensas áreas verdes do campus.
Após o almoço, começaram os preparativos para o Grande Desafio, concurso de composição de haicais com tema dado no instante, a ser realizado no auditório. Os participantes preencheram suas fichas de inscrição e receberam seus blocos de papel numerados. Com um pouco de atraso, o Grande Desafio foi iniciado pelo mestre-de-cerimônias Alberto Murata, que chamou à mesa os jurados do concurso. Teruko Oda apresentou os temas, sorteados por uma das crianças presentes, que foram "besouro" e "cata-vento". Como no ano anterior, adultos e crianças concorriam igualmente em uma única categoria. Neste ano, o júri contou com a presença do mestre H. Masuda Goga, haicaísta e emérito fundador do Grêmio Haicai Ipê, de 92 anos de idade.
A competição começou, com os inscritos devendo compor um haicai baseado obrigatoriamente num dos temas anunciados, num tempo máximo de 20 minutos. Ao fim do tempo, os haicais foram recolhidos e deu-se início ao julgamento, que durou cerca de 40 minutos, resultando na classificação de dez participantes. Durante este tempo, os presentes puderam descansar um pouco fora do auditório enquanto a mesa julgadora corria contra o tempo, auxiliada em seu trabalho por Carol Ribeiro, do Grêmio Haicai Ipê.
O Encontro recomeçou, agora com a cerimônia de premiação do 2o Concurso Brasileiro de Haicai Infanto-juvenil, e a entrega de dez prêmios classificados e dez menções honrosas (livros, diplomas e medalhas como prêmios). Apesar da distância, muitos dos premiados puderam comparecer, manifestando sua felicidade ao serem chamados.
O clímax do 15o Encontro Brasileiro de Haicai viria a seguir, com a distribuição dos prêmios (diplomas e livros) aos dez ganhadores do Grande Desafio, crianças e adultos que vibravam ao serem anunciados e posar para fotos. Com a entrega do primeiro lugar, encerrou-se com êxito mais um Encontro, com a promessa de se repetir no próximo ano.
O 15o Encontro Brasileiro de Haicai foi uma realização do Grêmio Haicai Ipê, da Editora da Unicamp e do Estúdio Guapuruvu.
E-mail: encontro@kakinet.com
|