| |
22o Encontro Brasileiro de Haicai
22o Encontro Brasileiro de Haicai
Início |
Os Haicais |
As Fotos
|
6 DE NOVEMBRO DE 2010
Associação Miyagui Kenjinkai do Brasil
Rua Fagundes, 152, Liberdade
São Paulo, Brasil
encontro@kakinet.com
|
O auditório da Associação Miyagui Kenjinkai do Brasil sediou, pela primeira vez, o Encontro Brasileiro de Haicai, a maior festa do haicai de língua portuguesa, promovido desde 1986.
Nessa edição, o evento não teve a parte matutina, retornando às suas origens, quando era realizado durante uma tarde.
O Encontro se iniciou com o Grande Desafio, o tradicional concurso-relâmpago promovido desde 1986, que pediu a composição, em apenas 20 minutos, de um haicai em que constasse um dos temas: sorvete ou marimbondo. Ao esgotar-se o tempo, os haicais foram recolhidos para julgamento.
A tradicional banca de livros do Encontro Brasileiro de Haicai, no fundo do auditório, oferecia aos visitantes a possibilidade de adquirir livros de haicai de diversos autores.
Durante o tempo de julgamento, Edson Kenji Iura, haicaísta do Grêmio Haicai Ipê, proferiu a palestra "Haicai Brasileiro: nem tradição nem modernidade", oferecendo um novo enfoque da história do haicai no Brasil. Na sequência, o Grupo Teclas e Flautas em Harmonia, de São Vicente, sob a regência da professora Mitsuca Miyashita, ofereceu uma seleção musical especialmente preparada para o Encontro.
A seguir, foi a vez da entrega dos prêmios aos vencedores do 9o Concurso Brasileiro de Haicai Infanto-juvenil, iniciativa do Grêmio Haicai Ipê voltada à difusão do haicai entre os estudantes do Ensino Fundamental. A última parte do Encontro foi o anúncio e a premiação dos vencedores do Grande Desafio.
O Encontro Brasileiro de Haicai foi promovido pelo Grêmio Haicai Ipê, associação de brasileiros praticantes de haicai fundada em 1987.
|