Caqui: revista brasileira de haicai

CAQUI · Fórum · Correio · Busca

Concurso Brasileiro de Haicai Infanto-juvenil

15º Concurso Brasileiro de
Haicai Infanto-juvenil (2015/2016)

Concurso encerrado. Resultados aqui.

O Grêmio Haicai Ipê, o mais tradicional grupo de estudos e prática de haicai no Brasil, promove o 15º Concurso Brasileiro de Haicai Infanto-juvenil com o intuito de incentivar e difundir a prática do haicai entre as crianças brasileiras.


Quem pode participar:

Alunos do Ensino Fundamental ou Médio, com idade inferior a 18 anos, conforme categorias abaixo:

  • Categoria Infantil: alunos com idade máxima de 10 anos, 11 meses e 29 dias, completados até o dia 01 de julho de 2016.
  • Categoria juvenil I: alunos de 11 a 14 anos, 11 meses e 29 dias, completados até o dia 01 de julho de 2016.
  • Categoria juvenil II: alunos de 15 a 17 anos, 11 meses e 29 dias, completados até o dia 01 de julho de 2016.
  • Categoria especial: alunos com deficiência, sem limite de idade.


Condições para participação:

  • Cada participante poderá concorrer com apenas um trabalho, inédito e de sua própria autoria.
  • Tire tantas cópias quantas necessárias do formulário de inscrição e utilize o verso da folha para escrever o haicai e fazer a ilustração.
  • Trabalhos que vierem com o formulário grampeado serão excluídos, pois dificultam o manuseio por parte dos avaliadores.
  • Não serão aceitos os trabalhos apresentados sem a assinatura do participante e do responsável (pode ser o professor ou a professora).


Tema

O tema deste concurso será OUTONO.

No Brasil o Outono começa no dia 21 de março e termina no dia 20 de junho.

É a época em que o dia vai ficando cada vez mais curto e a noite cada vez mais longa. No início do inverno temos a noite mais longa do ano.

Há muita coisa interessante acontecendo ao nosso redor durante o outono: as mudanças no clima, nas folhas das árvores, suas nuances amarelas e vermelhas; outras mais envelhecidas em tons de marrom e cinza; durante o dia o céu de um azul profundo e com poucas nuvens; à noite, o céu estrelado e brilhante; as manhãs suaves e o entardecer mais ameno em que o céu se cobre de um vermelho vibrante na região aonde o sol vai se pondo; as noites de lua cheia, a estrela cadente, a cerração, os ventos mais constantes, o relâmpago, o orvalho. A colheita de algodão, trigo, de milho e de arroz nos campos onde pássaros fazem festa; os frutos amadurecidos que caem dos galhos. Sanhaços, periquitos, maritacas, araras, o azulão, a gralha-azul alegram as manhãs e as tardes com seu alarido. Andorinhas que chegaram durante a primavera partem, em grupos, deixando no céu um rastro de nostalgia.

Libélulas, grilos, gafanhotos, a maria-catinga, o louva-a-deus são vistos com maior frequência; insetos cantam nas moitas e cantos escuros.

Observe como eles se comportam e registre, rapidamente, as emoções e ou as sensações desse momento sem pensar se o texto vai ficar bom ou não. Apenas escreva.

Busque inspiração também nas frutas da época: caqui, abacate, goiaba, mexerica, poncã, fruta-do-conde, pinha, pinhão, tamarindo, uva.

Nas flores: paineiras, quaresmeiras, manacás, os pequenos beijinhos, cravos, orquídeas, crisântemos. Festas também são bons assuntos para haicai: Quaresma, malhação de Judas, o Dia da Paixão, a Páscoa, os ovos de chocolate, o Dia das Mães, o Dia do Trabalho, eventos típicos de cada região onde os alunos moram e estudam.


Instruções:

  • Oriente seus alunos a escolher um acontecimento marcante ocorrido durante esse período.
  • Ajude-os com dicas que os levem a recuperar as sensações ou emoções desse momento.
  • Incentive-os a registrar essa experiência em três linhas de aproximadamente 17 sílabas no total.
  • Corrija eventuais erros de ortografia e gramática.


Sugestão de estratégia para sensibilização dos alunos:

  • Roda de conversa: reúna os alunos em ambiente descontraído e incentive-os a contar sobre suas experiências;
  • Tente extrair dessas narrativas detalhes, emoções, sensações ou sentimentos que possam ser definidos como 'marcantes';
  • Ajude-os a escolher apenas 'o mais marcante' como assunto de seu poema;
  • Oriente os alunos que tem dificuldade para compor textos curtos, a desenhar, primeiro, a cena que chamou a sua atenção;
  • A partir do desenho (ou ilustração), oriente-os na escolha do tema ou detalhe sobre o qual quer escrever e na distribuição dos versos. Corrija os erros de português, se for o caso.


Encerramento do Concurso (prazo)

  • O concurso encerrar-se-á no dia 01 DE JULHO DE 2016, valendo como prova de cumprimento de prazo, o carimbo dos Correios.


Para onde enviar

  • 15º Concurso Brasileiro de Haicai Infanto-juvenil
    A/C Teruko Oda
    Estrada de Santana, 1659 - Caucaia do Alto
    06723-100 - Cotia, SP


Diplomas e Certificados

1. Serão conferidos certificados aos autores dos 20 (vinte) melhores trabalhos e seus respectivos professores, nas categorias infantil e juvenil I.

2. Na categoria juvenil II, considerando-se menor numero de participantes, serão conferidos certificados aos autores dos 10 (dez) melhores trabalhos e seus respectivos professores.

3. Nessas categorias, a critério da Comissão Julgadora, poderão ser conferidos certificados aos trabalhos selecionados como Menção Honrosa, limitados a um máximo de 10 (dez) trabalhos por categoria. Fica mantido o direito ao recebimento do certificado de participação aos respectivos professores.

4. Na categoria especial serão conferidos certificados aos autores dos melhores trabalhos, tantos quantos aprovados pela comissão julgadora, bem como aos respectivos professores.

5. O relatório final e a relação dos classificados estarão disponíveis para consulta a partir do dia 22 de agosto de 2016 nos sites http://www.kakinet.com/concurso/, http://www.nikkeibungaku.org.br e https://www.facebook.com/gremiohaicaiipe/.

6. A relação dos classificados será enviada por e-mail somente aos professores que tiverem alunos classificados e que tenham fornecido um endereço eletrônico válido.

7. Os certificados serão enviados aos classificados, pelos Correios, em carta registrada, para o endereço das respectivas escolas (ou outro constante da ficha de inscrição), no prazo máximo de 90 (noventa) dias após a divulgação dos resultados pela internet.

8. É de total responsabilidade dos professores o fornecimento dos dados que possibilitem a entrega dos mesmos pelos funcionários dos Correios.


Comissão julgadora

  • Os poemas serão avaliados por uma comissão formada por membros do Grêmio Haicai Ipê, tendo como coordenadora a professora Teruko Oda (teruko.oda@uol.com.br).


IMPORTANTE

  • Os trabalhos devem ser recolhidos e enviados pelas escolas. Não serão aceitas inscrições individuais remetidas pelos alunos.
  • Escolas que enviarem mais de um trabalho por aluno serão desclassificadas.
  • Favor informar, com clareza, o endereço eletrônico (e-mail) da escola ou do(a) professor(a) responsável para agilizar os contatos e a troca de informações, quando necessários.


Informações


Formulário de Inscrição

  • Abra o formulário de inscrição
  • Imprima em papel sulfite branco tamanho A4
  • Se achar mais econômico, imprima apenas um original e tire tantas cópias quantas necessárias. Não é necessário imprimir colorido.
  • Uma dica para agilizar o preenchimento da ficha de inscrição: preencha uma ficha com todos os dados fixos (nome, endereço e outros dados da escola, nome do professor), deixando em branco os dados variáveis (nome do(a) aluno(a), idade, série, etc).
  • Tire cópias xerox dessa ficha parcialmente preenchida e entregue-a ao aluno para completar com o seu haicai e respectiva ilustração.
  • Complete a ficha e confira os dados do aluno antes de enviar para o concurso.
  • Atenção: Inscrições com dados ilegíveis serão desclassificadas.


Veja também: O que é haicai


14º Concurso Brasileiro de Haicai Infanto-juvenil (2015)
13º Concurso Brasileiro de Haicai Infanto-juvenil (2014)
12º Concurso Brasileiro de Haicai Infanto-juvenil (2013)
11º Concurso Brasileiro de Haicai Infanto-juvenil (2012)
10º Concurso Brasileiro de Haicai Infanto-juvenil (2011)
9º Concurso Brasileiro de Haicai Infanto-juvenil (2010)
8º Concurso Brasileiro de Haicai Infanto-juvenil (2009)
7º Concurso Brasileiro de Haicai Infanto-juvenil (2008)
6º Concurso Brasileiro de Haicai Infanto-juvenil (2007)
5º Concurso Brasileiro de Haicai Infanto-juvenil (2006)
4º Concurso Brasileiro de Haicai Infanto-juvenil (2005)
3º Concurso Brasileiro de Haicai Infanto-juvenil (2004)
2º Concurso Brasileiro de Haicai Infanto-juvenil (2003)
1º Concurso Brasileiro de Haicai Infanto-juvenil (2002)



02 de janeiro de 2016

Primeira
página

Retornar ao Caqui

Início da
página

Retornar ao início da página