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A FORMA De maneira geral, haicai é um poema conciso, formado de três versos, no total de 17 sílabas:
Não há necessidade de rima ou título.
Acreditamos que não se deve exigir rigor na contagem de sílabas, a ponto de sacrificar a expressão poética. Porém, também acreditamos que o número ideal de sílabas deve estar próximo a 17, sendo permitidas variações para cima ou para baixo. |
Não é porque você gosta de escrever poemas curtos que eles devem se enquadrar obrigatoriamente no esquema do haicai. Se as 17 sílabas do haicai não são suficientes para a sua expressão, não tenha medo de assumir: "eu não escrevo haicai". Outras formas curtas:
A contagem de sílabas deve obedecer à tradição métrica portuguesa. Isto significa contar apenas até a sílaba tônica da última palavra do verso. Além disso, através do processo de elisão, fundem-se as vogais de sílabas vizinhas, de acordo com a pronúncia.
Neste poema, verificamos a seguinte metrificação: |
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Eis a metrificação: |
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Apesar de alguns haicaístas reivindicarem em seus poemas o uso do título, alegando a nossa tradição da poesia ocidental, o título é totalmente dispensável. A este respeito, escreve o professor Paulo Franchetti, a respeito deste poema:
Coloca o professor Franchetti que "o poema se deixa ler como haicai: o gosto da amora está no presente do poema, é sentido pelo poeta enquanto poeta. Essa sensação lembra outra, que a intensifica e abre espaço para a evocação (algo sentimental para haicai, é verdade) de um momento de plenitude." Mas este haicai no original tem título: Infância. "Já com o título Infância, o gosto de amora faz parte do passado, é lembrança de um gosto, evocação mental e não sensação imediata. Temos com o título, o caminho inverso: não é a sensação que evoca ou desencadeia a emoção, mas é o sentimento que recria a sensação como símbolo do bem perdido".
Embora algumas pessoas utilizem o tema como título do haicai, devemos observar que título e tema exercem funções diferentes no poema. O título conduz o leitor a um direcionamento da emoção. Quanto ao tema, é uma referência temporal do assunto sobre o qual versa o haicai. Em outras palavras, o tema é o próprio termo-de-estação que deve funcionar como eixo do poema. Por exemplo:
Vejamos agora um poema com título:
No primeiro caso, o termo JACARANDÁ é, não só o tema, mas a própria identidade do poema. É este termo, o disparador da emoção - vendo a flor roxa, o autor lembra com saudades de sua mãe que gostava dessa cor. O assunto do poema é o jacarandá. Percebemos então que no poema não há espaço para outra cor, que não a roxa. É pois, a flor roxa do jacarandá o eixo do poema ou a identidade do haicai. No segundo caso, a cor roxa pode ser substituída por qualquer outra cor associada a uma lembrança saudosa. E nesse caso, a cor roxa associada ao kigo, perde a função de eixo do poema - passa a ser apenas um "enfeite poético". E perdendo essa identidade, deixa de ser um haicai. Temos então um texto poético recheado de sentimentalismo vazio. |
4 de março de 2003