Cesto de Caquis: o livro

Livros de Edson Iura > Cesto de Caquis

Cesto de Caquis: Notas sobre Haicai de Edson Iura recebeu o Prêmio Literário Biblioteca Nacional 2022 na categoria Ensaio Literário. Em 2023, foi agraciado com a Menção Honrosa do Prêmio Paulo Freire (Categoria Ensaio) da União Brasileira de Escritores (UBE-RJ).



Cesto de Caquis: Notas sobre Haicai não é um livro de haicais. É um livro sobre haicai.

É o título do primeiro livro de Edson Iura, que reúne seis ensaios sobre o haicai, forma poética de origem japonesa que se popularizou no Brasil. Os textos tratam de momentos diversos da teoria e da prática do gênero no Japão e no Brasil, analisados pelo ponto de vista de um observador extremamente envolvido com o estudo e a produção dessa poesia. O livro disseca haicais japoneses e brasileiros, navega pela história e reflete sobre a assimilação do gênero no Brasil. Inclui uma útil bibliografia comentada.
Cesto de Caquis destina-se aos interessados nos aspectos históricos, na crítica literária e na própria prática do haicai.
Cesto de Caquis compõe-se de seis ensaios:

– O diamante sobre a pedra
– Intertextualidade e arquétipo poético
– Mundanismo e transcendência
– Nem tradição nem modernidade
– Poesia das estações
– De haikai a haicai: uma jornada etimológica

Também compõe o livro uma útil bibliografia básica comentada.
Edson Iura nasceu em São Paulo. É profissional da indústria de informática. Há três décadas tem no haicai um de seus principais interesses. Editor do Caqui (www.kakinet.com), primeiro sítio brasileiro da internet dedicado ao haicai. Administrador do fórum eletrônico Haikai-L. Selecionou haicais para publicação no Jornal Nippo-Brasil e no Jornal Nippak. Seleciona haicais para publicação no Jornal Nippon Já e na Revista Nikkei Bungaku. Membro da Comissão de Assuntos Literários de Língua Portuguesa da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e Assistência Social (Bunkyo). Ex-diretor literário de língua portuguesa da Associação Literária Nikkei Bungaku. Participou ativamente da organização de diversas edições do Encontro Brasileiro de Haicai. Ex-membro do Grêmio Haicai Ipê. Autor de O Mendigo Sonha – Haicais (Telucazu Edições, 2022).
"Para todos os interessados no gênero, será por certo leitura recompensadora."

Paulo Franchetti, professor titular da Universidade de Campinas, escreveu uma resenha de Cesto de Caquis em seu blog pessoal.
Cesto de Caquis está à venda pela internet, exclusivamente na Livraria Kondo. Para venda presencial, pode ser encontrado na Livraria Sol (Praça da Liberdade, 153, Liberdade, São Paulo, SP, Metrô Liberdade). Cesto de Caquis ainda não está disponível como e-book.
“Este é um livro fundamental para quem quer conhecer sobre a produção de haicais no Brasil. Edson Iura é um intelectual introvertido, mas quando percebemos a vastidão do seu conhecimento e da sua generosidade, vemos que ele é um gigante. Um livro obrigatório para quem estuda haicai.” – Danita Cotrim, Facebook

“Essa obra é um marco, pois ela não é mais um livro de haicais de autor ou de traduções, mas um voltado à teoria e história do haicai e com exemplos de poemas. Marco também pela linguagem, não acadêmica, mas pela leveza – e mesmo humor – com que conduz seu fresco e instigante texto.” – Carlos Martins, Facebook.

"O seu livro é excepcional." – Nelson Savioli, via WhatsApp.

“Não largo o ‘Cesto de Caquis’! Verdade colhida na observação, pesquisa e sensibilidade de quem se deixa levar pela beleza do instante, simplesmente, sem afetação ou arrogância, só o prazer de compartilhar!” – Regina Alonso, Facebook

“Seu livro é de fato uma leitura muito agradável.” – José Lira, Facebook

“Um livro de ensaios didáticos sobre a arte de escrever haicais.” – Marília Kubota, Facebook

“Artigos com linguagem clara e didática, de fácil compreensão.” – Benedita Azevedo, Facebook

“'Cesto de Caquis', assim, mimetiza o seu objeto: é breve, sua leitura é leve e seu sentido objetivo patenteia despojamento e modéstia (o subtítulo é apenas 'notas...'); mas nele pulsa, embora com intensidade discreta, a história inteira do nascimento, crescimento e frutificação do haicai no Brasil, agora amorosamente recolhida em volume.” – Paulo Franchetti, blog pessoal

“Apesar das muitas e consistentes referências, os textos fluem com muita leveza. ‘Cesto de Caquis’ vem formar um tripé com o 'Haikai', do Prof. Franchetti e Elza T. Doi, e com o ‘Natureza – Berço do Haicai’, do Mestre Goga e de Teruko Oda, para quem se interessa pelo lastro cultural de seus poemas.” – Celso Pestana, Fórum Haikai-L.

“O livro é maravilhoso.” – Alice Ruiz, podcast Peixe Voador.

"Meus alunos vão ler o seu livro, minhas aulas vão ser melhores graças ao seu livro." – Andrei Cunha, Facebook.

"Excelente ensaio, profundo e ao mesmo tempo acessível. Indico a todos que desejem penetrar neste universo tão rico do haicai." – Lena Jesus Ponte, Facebook.

"Cesto de Caquis poderia ser adotado nas universidades, na formação de professores e nos cursos de escrita criativa. Não porque seja didático, mas por – entre muitas coisas – apresentar-se em linguagem não rebuscada, direta e por ser feito da densidade que o tempo e o aprofundamento proporcionam. O meu está na cabeceira." – Liniane Haag Brum, Facebook.

"É leitura obrigatória, não apenas pelos que já estão no caminho do haicai, mas, principalmente, por aqueles que pretendem trilhá-lo. Na minha escrivaninha, tem lugar permanente e é fonte de consulta quase diária." – Taís Curi, Facebook.

“Acho que os artigos apresentados neste livro devem ser lidos mais de uma vez. A cada leitura, uma nova dúvida surge para depois perder importância. Essa foi a habilidade do autor em apresentar textos da mesma forma que compõe haicai. Não há de se explicar. Um haicai não deve ser explicado. O entendimento encerra a condição estética, enquanto a apreciação nos faz aceitar o mundo antes de qualquer entendimento.” – Francisco Handa, Apresentação ao livro.

"Viva! Eu já li e adorei." – Ricardo Silvestrin, Facebook.
Confira nossas redes sociais:
Título: Cesto de Caquis
Subtítulo: Notas sobre Haicai
Autor: Edson Iura
Apresentação: Francisco Handa
Editora: Telucazu Edições
Ano: 2021
Local de publicação: Jundiaí, SP, Brasil
Edição e revisão: André Kondo
Capa: Lilian Souza de Araújo
Número de páginas: 120
Formato: 14 cm x 21 cm
Papel: Pólen 80g
Fonte predominante: Minion Pro
Capa: Cartão Supremo 270g, laminação fosca, orelhas de 80mm
Local de impressão: São Paulo, SP, Brasil
ISBN: 978-65-86928-29-7
Cesto de Caquis é um livro premiado. Em 2022 foi laureado com o Prêmio Mário de Andrade, correspondente à categoria Ensaio Literário do Prêmio Literário Biblioteca Nacional, um dos mais prestigiosos do Brasil. Um marco para a história do haicai brasileiro. Em 2023, recebeu Menção Honrosa do Prêmio Paulo Freire (Categoria Ensaio) no Concurso Internacional de Literatura da União Brasileira de Escritores (UBE-RJ).