O fio invisível do amor

Quimonos Entrelaçados: Tankas de Amor
Shiroi Hana

Coletânea de tankas (42 tankas). Apresentação da autora. Introdução de Lúcia Teixeira. Prefácio de Regina Alonso. Inclui o ensaio O Tanca, de Carlos Martins. Ilustrações de Akira Tattoo. Inclui nota biobibliográfica. Porto Alegre, Bestiário, 2025. 76 páginas, 14cm x 21cm. ISBN 978-65-6056-134-2. Contato: www.bestiario.com.br.

Da Introdução: “Cristina nos brinda mais uma vez com seus versos, agora na forma tradicional de poesia japonesa tanca, em Quimonos Entrelaçados, explorando temas como a natureza, as estações do ano, o amor, a efemeridade da vida e as emoções humanas, num estilo apurado, constituído de padrões de singular beleza estética, que cativam os leitores com sua expressão poética. O quimono e o tanca são expressões artísticas que valorizam o detalhe, a sutileza e a profundidade. Assim como os padrões nos quimonos podem representar flores, paisagens e elementos naturais específicos de uma estação, o tanca comumente celebra a beleza efêmera desses mesmos elementos. As estações do ano, matizadas pelas cores, sentimentos, ambiente, natureza — elementos que nos elevam a percepções sensoriais indeléveis — bem como às relações afetivas, influenciadas por emoções intensas, torneadas por uma extrema sensualidade, perpassam em cada poema. Quimonos Entrelaçados é uma bela pintura poética que evoca a beleza dos sentimentos seculares de corações apaixonados. Uma obra que requer atenção aos detalhes e seus entrelaçamentos refinados, assim como a própria vida.”

Amostras:

Tarde de domingo —
Na rua do meu amor
o sopro da brisa.
As flores sobre o cabelo
pousadas por um instante.

Um bilhete aberto
deixado na escrivaninha —
Madrugada fria.
Ler com a visão perfeita
e a cegueira da paixão.

Pérgola do templo —
Folhas outonais tingidas
caem nos amantes.
Uma rajada despenteia
as longas mechas negras.

Chuvisco outonal —
Como que emprestasse lágrimas
no aceno do adeus.
A manga de um quimono
que balança sob a soleira.

Este espaço tem por objetivo divulgar a produção haicaísta em língua portuguesa. Se você é autor, clique para saber como expor seu trabalho gratuitamente.