Janelas para a Tradição Japonesa

Japão: Cultura Milenar em Haicais
Regina Alonso

Coletânea de haicais (64 haicais anotados). Prefácio da autora. Ilustrações da autora. Inclui nota biobibliográfica. Jundiaí, Telucazu, 2024. 80 páginas, 12cm x 18cm. ISBN 978-85-69708-49-0. Contato: orgone2011@gmail.com.

Do prefácio: “Há quase 30 anos participando de reuniões, eventos e leituras sobre poesia — tanka, haicai, haiga, haibun, haicai renga – o Japão e suas tradições provocam esta pesquisa, que se transforma em haicais. Com 5/7/5 pés, o haicai é o poema em louvor à natureza, representada pelo kigo, palavra da estação. Neste livro, o kigo nem sempre é expresso; pode ser apenas sugerido. E podem acontecer tercetos. A verdade (‘makoto’) é uma das virtudes imprescindíveis ao haicai, ensina o poeta japonês mais conhecido no mundo, Matsuo Basho (1644-1694), principal expoente dessa forma. Suas viagens pelo Japão nos remetem ao Dô (caminho). De Bashô herdamos os critérios estéticos do haicai, que revelam um forte sabor budista, lembrando que no Japão, o budismo e o xintoísmo caminham harmoniosamente.”

Amostras:

cabana de palha —
na despojada acolhida
o chadô acontece

Joya no Kane
na contagem regressiva
corpo e mente puros

Omikuji
furo o papel num pinheiro
e, adeus má sorte!

ichi-go-ichi-ê
um instante, uma vida
na simplicidade

Este espaço tem por objetivo divulgar a produção haicaísta em língua portuguesa. Se você é autor, clique para saber como expor seu trabalho gratuitamente.