Haibuns ilustrados de Alvaro Posselt

Céu pela Janela
Alvaro Posselt (textos) e Verônica Fukuda (ilustrações)

Coletânea de haibuns (prosa com haicai) ilustrados (22 haibuns). Texto da orelha de Carlos Martins. Contracapa de Maísa Cardoso. Inclui bio-bibliografias dos autores. Curitiba, Insight, 2023, 48 páginas, 23 cm x 21 cm. ISBN 978-65-88617-58-8. Contato: www.editorainsight.com.br.

Do texto das orelhas: “A prosa utilizada deve ser uma prosa poética, ou seja, que descreva uma dada situação ou cena, evento natural, ser animal ou planta, ligada a uma experiência vivida pelo autor, devendo ser construída com uma linguagem em que o autor deixe perceber as emoções ligadas à ocorrência por ele vivida. Ou seja, a prosa poética não é bula de remédio ou tratado de ciências naturais ou físicas, ela carrega o modo do haicaísta ver e se relacionar com o mundo. Já o haicai deverá se ligar à prosa poética de modo sutil, por sugestão, não literalmente. Haicai não explica a prosa, nem ela contextualiza o poema. O que os une é algo como o balanço resultante do sopro leve da brisa sobre uma touceira de capim.”

Amostra:

Andando pela ruas do Centro, percebo o comportamento das pessoas. Uma passa com pressa, a outra vem de cabeça baixa, prestando atenção no celular. Alguém joga lixo no chão, um motorista não liga a seta para virar. O caminho segue. Numa rua rua movimentada, observo o semáforo fechar.

Sacada de mestre
O cachorro atravessa a rua
na faixa de pedestre


Este espaço tem por objetivo divulgar a produção haicaísta em língua portuguesa. Se você é autor, clique para saber como expor seu trabalho gratuitamente.