O Consulado Geral do Japão em São Paulo promove atividades on-line com a haicaísta japonesa Madoka Mayuzumi. A proposta é esclarecer o que é o haicai, menor forma poética do mundo, e discutir como compô-lo em português. As atividades serão gratuitas e se constituirão em palestras (27 de julho de 2021) e um encontro para discussão de haicais compostos pelos participantes (18 de agosto de 2021). Será necessário se inscrever previamente. Os links encontram-se ao fim desta nota.
No dia 27 de julho (terça-feira), a partir das 19h00 (horário de Brasília), a poeta japonesa Madoka Mayuzumi (com legendas em português) proferirá a palestra “Haicai – Aquilo que permeia esse espaço vazio”, quando discorrerá sobre os princípios do haicai. A seguir, a pesquisadora brasileira de haicai Olivia Nakaema abordará a composição deste gênero em português. Ao final, será proposto um tema para composição de haicais a serem enviados até o dia 1 de agosto de 2021 para a próxima atividade, o Encontro de Haicai.
No dia 18 de agosto (quarta-feira), a partir das 20h00, será realizado o Encontro de Haicai. Madoka Mayuzumi (com tradução simultânea) selecionará os haicais enviados anteriormente pelos participantes, fará uma apreciação desses poemas e oferecerá dicas sobre composição, com sessão de perguntas e respostas. A participação na primeira atividade, a Palestra, não é pré-requisito para participar deste Encontro de Haicai.
Esta é uma iniciativa em parceria com a Casa das Rosas e a Casa Guilherme de Almeida, com o apoio da Japan House São Paulo na divulgação.
Formulário para inscrição (Google Forms)
Press Release do Consulado, incluindo ID e senha para acesso ao evento via plataforma Zoom