Desde 1999, poetas se reunem no Templo Busshinji em São Paulo para contemplar a lua cheia de outono e compor haicais sobre a ocasião. Nosso próximo encontro será na noite de 11 de abril de 2025. Reserve a data.… Continue lendo »
Após começar a frequentar o Grêmio Haicai Ipê, em agosto de 2005, tive minha primeira participação no tsukimi do Templo Busshinji em São Paulo, nos anos de 2006 e 2007. … Continue lendo »
O Zen do Haicai – pela quinta vez – realiza seu tsukimi, a reunião de haicaístas para a contemplar a lua de outono. Encontros assim são uma tradição poética japonesa, por serem as luas cheias de outono as mais brilhantes entre todas as do ano. Por tal motivo, em muitos lugares do Japão – e desde que o haiku/haicai passou a ser composto no Ocidente, também entre nós! – os haijin se reúnem para escrever seus poemas. Como somos um grupo de haicai virtual, nos reunimos virtualmente em nosso sítio de Facebook.… Continue lendo »
Relato da Contemplação da Lua 2024, reunião de poetas para contemplar a lua cheia de outono e compor haicais sobre a ocasião, realizada durante a noite de 23 de abril de 2024, no Espaço Cultural Soto-Zenshu — Templo Busshinji, em São Paulo.… Continue lendo »
Desde 1999, poetas se reunem no Templo Busshinji em São Paulo para contemplar a lua cheia de outono e compor haicais sobre a ocasião. Nosso próximo encontro será na noite de 23 de abril de 2024. Reserve a data.… Continue lendo »
O Zen do Haicai tem a felicidade de, pela
quarta vez, realizar seu tsukimi, a reunião de haicaístas para a
contemplar a primeira lua de outono. Encontros assim são uma tradição poética
japonesa, por ser esta a mais brilhante entre todas as luas do ano. Por isso,
em muitos lugares os haijin se reúnem para escrever seus poemas em
grupo. Como somos um grupo de haicai virtual, faremos a reunião em nosso espaço
cibernético.… Continue lendo »
No dia cinco de abril, como não recebi nenhuma confirmação para a contemplação presencial da lua da noite seguinte, continuei a fazer a mudança do quarto para o sétimo andar do nosso prédio. O principal objetivo é observar o amplo visual do apartamento, de frente para os Arcos da Lapa e a Catedral, de onde ouvimos as badaladas do sino na Hora do Angelus. Distraída arrumando as gavetas, até esqueci do horário da novela. Olhei o relógio e, Nossa, já eram 2h27! Ao abrir a janela, deparei-me com a magnífica visão da lua iluminando tudo. Esqueci o sono e fiz várias fotos…
Relato da Contemplação da Lua 2023, reunião de poetas para contemplar a lua cheia de outono e compor haicais sobre a ocasião, realizada durante a noite de 6 de abril de 2023, no Espaço Cultural Soto-Zenshu — Templo Busshinji, em São Paulo.… Continue lendo »
(Colaboração de Benedita Azevedo) Atualizado em 27/04/2022
Meu primeiro tsukimi foi em em 12 de abril de 2006. Começara a participar do Grêmio Haicai Ipê em agosto de 2005. Viajei 70 km de Magé até a cidade do Rio de Janeiro e de lá embarquei no ônibus da Rodoviária Novo Rio até o Terminal Tietê em São Paulo, numa viagem de seis horas, completando o percurso de metrô até o bairro da Liberdade. Jantei no Café Sol e fui ao encontro dos haijins no Espaço Cultural Soto-Zenshu – Templo Busshiji, onde aconteceu o evento. Fascinada pela nova experiência, tatuada para sempre na memória, ao final do tsukimi, embarquei de volta na estação de metrô São Joaquim e logo peguei o ônibus para o Rio de Janeiro. Feliz da vida!… Continue lendo »