|
Haicai -- um instante, uma poesia foi uma mostra sobre o haicai, desde suas origens no Japão até sua vinda e posterior desenvolvimento no Brasil, provavelmente a mais abrangente já realizada no país.
Haicai é um gênero de poesia curta, consistindo de três versos, tradicionalmente divididos da maneira seguinte: o primeiro verso com 5 sílabas, o segundo com 7 e o terceiro com 5 sílabas. Nem sempre esta contagem é estritamente obedecida. Funda-se sobre as diversas sensações físicas e as fugazes evocações que estas provocam no poeta, tendo um caráter marcadamente objetivo, expresso obrigatoriamente no pequeno espaço de três versos.
Surgido no Japão feudal, onde alcançou sua mais alta expressão na figura do mestre Bashô (1644-1794), o haicai aportou no Brasil no início deste século, através de duas vias distintas: uma delas francesa, em que brasileiros letrados tomavam ciência das diversas manifestações da cultura japonesa por intermédio de escritores exotistas como Bonneau e Couchoud; a outra, mais diretamente japonesa, através dos imigrantes que traziam à nova terra a prática de suas tradições poéticas junto a sua bagagem. Desde então, o haicai tem sido estudado e composto tanto por brasileiros como por imigrantes japoneses.
Paralelamente à mostra, ocorreram oficinas de composição de haicai para crianças e adultos, e o Encontro Brasileiro de Haicai, em sua 12a edição, o maior congraçamento de haicaistas (poetas que compõe haicai) do Brasil.
Mostra
03/10/1999 a 28/11/1999
Oficinas
09/10/1999 - Introdução ao haicai para crianças
Objetivo: Estimular a interação da criança com a natureza e o universo que a cerca, através da observação direta e sua representação em forma de poemas curtos, enfatizando seu aspecto lúdico.
16/10/1999 - Introdução ao haicai para adultos
Objetivo: Estimular a interação do praticante com a natureza e o universo que o cerca, através da observação direta e sua representação em forma de poemas curtos, compostos em um ambiente onde se enfatiza a criação como um processo coletivo.
23/10/1999 - Introdução ao haicai encadeado
Objetivo: Delinear um panorama histórico das origens e desenvolvimento do haicai encadeado, culminando com uma demonstração prática através da criação coletiva de um poema deste gênero pelos participantes.
12o Encontro Brasileiro de Haicai
30/10/1999
Confraternização dos poetas de haicai de todo o país, realizada desde 1986. Ocorreram palestras de Paulo Franchetti, grande estudioso do haicai, e Maurício Arruda Mendonça, autor do livro "Trilha forrada de folhas", com traduções dos haicais do poeta japonês emigrado para o Brasil Nempuku Sato. Deu-se também um concurso de composição de haicais, sendo entregues prêmios e diplomas aos melhores classificados. Veja a página do Encontro.
|