Caqui: o Haicai na Internet


Grêmio Haicai Araucária

O Grêmio Haicai Araucária é o primeiro grêmio brasileiro dedicado ao ensino do haicai entre crianças e adolescentes, realizando suas reuniões mensais na cidade de Bandeirantes, norte do Paraná.

Sua história tem início em 1997 com o concurso internacional de haicai infantil da Fundação JAL (Japan Air Lines), quando a haicaísta Neide Rocha Portugal, do Grêmio Haicai Ipê, percorreu escolas da cidade divulgando o evento e procurando alunos interessados em participar. Após um trabalho de preparação e orientação, os alunos compuseram seus haicais, que foram assim inscritos.

Como resultado, sete crianças bandeirantenses foram classificadas na fase nacional do concurso, sendo chamadas para receber prêmios na Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa, em São Paulo, e passando a representar o Brasil na fase internacional com mais 70 países. Após a premiação, Neide, as crianças e mais o jornalista Clóvis Moreira Santos decidiram fundar o Grêmio, escolhendo como nome a Araucária, árvore-símbolo do Paraná.

Em 2001, o grêmio contava com cerca de 14 jovens entre seus membros. Destaca-se ainda pelo trabalho de divulgação feito por seus coordenadores, Neide e Clóvis, que percorrem escolas e faculdades do Paraná realizando palestras e oficinas, além de ter organizado o 13o Encontro Brasileiro de Haicai, pela primeira vez realizado fora de São Paulo.


Contato
Grêmio Haicai Araucária
Av. Comendador Luiz Meneghel, 10
86360-000, Bandeirantes, PR

30 de setembro de 2001